Alunos do Assentamento Vaianópolis visitam Câmara Municipal
20-09-2012

Assessoria de Comunicação Câmara Rio Verde

Foi grande a movimentação na Câmara Municipal na tarde desta quinta feira (20), eram crianças correndo, brincando, e foi nesse tom de brincadeira que as crianças da Escola EMEF Vaianópolis conheceram os trabalhos dos vereadores no Legislativo Municipal.

Eles foram recebidos no Plenário pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Mendes, que fez uma explanação sobre o funcionamento da Câmara Municipal, esclarecendo aspectos básicos, como a composição da Câmara e da Mesa Diretora, o cálculo do número de vereadores e suas atribuições, além responder a questionamentos que surgiram durante o encontro.

Depois de ouvir a Chefe de Gabinete e esclarecer dúvidas sobre ética, política, leis municipais específicas e o funcionamento dos Poderes, os alunos visitaram as demais dependências da Casa. Os professores Maria Pereira da Silva Souza, Ella Borges de Medeiros e Alessandra Ribeiro Leite acompanharam os estudantes na visita.

A atividade foi com o tema Cidadania, desenvolvido pela escola. “A visita foi muito importante para o desenvolvimento do nosso projeto, porque conseguimos esclarecer diversos pontos”, disse a professora Alessandra.
Para a estudante Débora Moreno, 5 anos, aluna do 3º ano, a visita foi muito boa. “Foi muito legal, aprendemos bastante coisa sobre os vereadores”, disse Débora.

A professora Maria Pereira, salientou que a “experiência foi positiva, fizemos uma preparação antes da visita com o material que recebemos da Câmara. Quando eles chegaram aqui e viram como era de verdade, pareceu mágica”, concluiu ela.

Para a Chefe de Gabinete, Célia Mendes, a iniciativa foi válida já que em uma sessão normal da Câmara os alunos não poderiam tirar suas dúvidas. “A participação de crianças e jovens é sempre muito positiva, os alunos fizeram várias perguntas, houve realmente uma grande participação, especialmente para a formação política destes alunos, o que é importante para o processo democrático em que vivemos”.

A Câmara Municipal de Rio Verde está aberta a visitas monitoradas durante todo o período legislativo. Para agendar uma visita em grupo, basta encaminhar solicitação por meio de ofício à Direção Geral da Casa.

Câmara de Rio Verde
Por Você, pra você