Presidente Elias Terra incentiva a participação de estudantes em sessões
17-08-2011

Assessoria de Comunicação Câmara  Rio Verde

O Presidente da Câmara de Rio Verde, vereador Elias Terra, tem inovado a cada dia em matéria de administração. O parlamentar tem levado ao Legislativo Municipal alunos das escolas da cidade para assistirem às sessões no plenário da Casa no intuito de que eles conheçam de perto os trabalhos dos vereadores.

Iniciando suas atividades do segundo semestre de 2011com o plenário lotado por alunos e professores, a sessão teve início às 19:30h, nesta terça-feira (16), em horário regimental. Na ordem do dia foram apresentados requerimentos, que foram colocados em discussão e posteriormente em votação. Os alunos observavam tudo atentamente e faziam anotações, o que mostrou que estavam atentos e interessados nos trabalhos.

Os jovens participaram com entusiasmo e passaram a entender o que são  termos como “indicações”, “requerimentos” e “reivindicações”. “É importante que os alunos tenham uma idéia real do que acontece nas sessões da Câmara Municipal. A participação deles  é uma excelente oportunidade para que entendam todo o processo da criação de uma lei, e esse conhecimento irá ajuda-los no seu desenvolvimento intelectual”, explicou o presidente da Câmara.

Para o aluno Matheus Alves, esta oportunidade de interagir com os trabalhos dos parlamentares foi um momento importante para todos os estudantes. “Sair da sala de aula e ver de perto o trabalho de cada vereador é importante para conhecer este universo que é a casa do povo rio-verdense”, disse. Não diferente de Matheus, a professora Marta Santos afirmou que os alunos aprenderam como buscar seus direitos diante dos representantes do povo, segundo ela “ eles agora sabem como cobrar dos vereadores os seus direitos e também compreenderam a responsabilidade que cada parlamentar possui com à sua comunidade.”

Em conversa com estudantes, o presidente Elias Terra explicou sobre seu trabalho como representante da população, e incentivou os jovens a participarem da política como forma de melhorar a vida do cidadão rio-verdense. “Particularmente comecei a compreender a política ainda na escola, e, acredito que para eles, essa é uma oportunidade de todos conhecerem um pouco mais sobre nosso trabalho aqui na Casa. Nosso principal papel é de fiscalizar as ações do Poder Executivo para que o cidadão tenha suas necessidades atendidas”, esclareceu.

Elias Terra também ressaltou a participação dos jovens como um fator de importância social. “A proposta é justamente essa, levar os estudantes a desenvolver uma visão crítica de todos os assuntos que os cercam e, aqui, eles demonstraram maturidade e desenvoltura para compreender o que falávamos e fazíamos, bem como para serem os futuros defensores dos direitos de todos.”

O presidente finalizou demonstrando a satisfação pelo sucesso do projeto. “Alcançamos a nossa meta, que é levar a Câmara até as comunidades, ouvindo delas seus anseios e, depois, buscar soluções. A participação dos alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas  engrandeceu a sessão”, finalizou.

Visite a Câmara

A Câmara Municipal de Rio Verde está sempre aberta à visitações escolares, sejam escolas municipais, estaduais e/ou particulares. Os professores ou diretores interessados em agendar uma visita ao Poder Legislativo deve entrar em contato com o Departamento de Comunicação da Câmara pelo telefone: 3611-5933.

Câmara de Rio Verde
Por você, pra você