20-05-2020

PRESIDENTE DA CÂMARA, IDELSON MENDES, RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DO SINDICATO RURAL E DO CORPO DE BOMBEIROS

Aconteceu na manhã de hoje, 20, na Câmara Municipal de Rio Verde, uma reunião entre representantes do Sindicato Rural, do Corpo de Bombeiros e do Legislativo Municipal, onde o tema em pauta foi o período de estiagem, que aumenta substancialmente as ocorrências de incêndios nas propriedades rurais da região.

Iniciando a reunião, o Presidente do Sindicato Rural, Luciano Jayme Guimarães, agradeceu o auxílio dado pela Câmara no ano de 2019, na contratação de brigadistas para comporem a Brigada Florestal Mista. Luciano explicou ainda que o motivo da presente reunião era renovar a parceria com o Legislativo e aumentar o número de contratações temporárias de brigadistas para este ano. “No ano passado passamos por situações críticas em nossa região e com isso vimos a necessidade de estarmos melhorando as atuações em nosso município”, concluiu.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Amilton de Souza Conceição explicou que em 2019 a própria Câmara Municipal disponibilizou seis pessoas que integraram o batalhão de Rio Verde e exerceram funções primordiais para o melhoramento do trabalho. “Temos um efetivo pequeno e durante o período de estiagem é muito mais crítico e nossas equipes ficam desgastadas, pois muitas vezes acabam ficando longas horas e até dias em um mesmo atendimento”.

O presidente da Comissão de combate a incêndios do Sindicato Rural, Vanderlei Secco, afirmou que seria de grande importância essa ajuda e o quanto antes, uma vez que o período de estiagem se aproxima. “Há alguns anos a situação era bem mais amena no campo. Os produtores têm investido muito em maquinários e equipamentos para tentar ajudar, mas todas as demandas vindas do campo devem ser olhadas com bons olhos”.

A vereadora Marussa Boldrin, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Agricultura da Câmara, também participou da reunião. Ela encaminhou, em forma de requerimento ao prefeito municipal, uma solicitação para que o município adquira equipamentos e caminhões com tanque pipa para trabalhar no combate aos incêndios. “É fundamental que se invistam em equipamentos que possam ajudar no combate aos incêndios, evitando assim prejuízos aos produtores rurais e também danos ao meio ambiente”, comentou a vereadora.

O presidente da Câmara Idelson Mendes explicou que, diferentemente do ano passado, está em vigor desde meados de 2019, uma lei municipal onde o solicitante é que deve arcar com o ônus dessa contratação, portanto inviabilizando o pedido do Sindicato. “Nós estamos de portas abertas para ajudar nesse momento, mas precisamos encontrar uma estratégia para tratar de tal assunto, pois a lei em vigor não nos permite”, afirmou Idelson.

Participaram da reunião o Presidente do SRRV Luciano Jayme Guimarães, o presidente da Comissão de Combate a Incêndios na Zona Rural Vanderlei Secco, o Tenente Coronel Amilton de Souza Conceição, Tenente Leandro Martins Dias, a vereadora Marussa Boldrin e o presidente da Câmara Idelson Mendes.