Notícias
LANÇAMENTO DA COMENDA “FILADELFO BORGES DE LIMA”
28-09-2019

LANÇAMENTO DA COMENDA “FILADELFO BORGES DE LIMA”

Aconteceu na noite da última sexta-feira, 27, o Lançamento da Comenda “Filadelfo Borges de Lima”. A Câmara Municipal de Rio Verde ficou repleta de personalidades do meio literário, artístico, cultural e político de Rio Verde, todos com o intuito de prestigiar um ícone da cultura e literatura goiana.

De autoria do vereador José Henrique de Freitas, o Legislativo Rio-verdense aprovou, por unanimidade, em março deste ano, a Lei Nº 6.937/2019, que cria a Comenda “Filadelfo Borges de Lima”, a ser concedida ao cidadão ou cidadã integrante da comunidade rio-verdense que, individualmente ou em conjunto, produza ou tenha produzido obra literária de reconhecido valor cultural.

Filadelfo é natural de Jataí/GO, autor de mais de 20 livros, colaborador de diversos jornais, fundador e ex-presidente da Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios (ARLAO), fundador e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rio Verde, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Rio Verde, ex-secretário de cultura das cidades de Rio Verde e Serranópolis, ex-presidente do Conselho de Administração da AFFEGO (Associação dos Funcionários do Fisco de Goiás), membro da Academia Goiana Maçônica de Letras, mandatos seguidos de orador da Loja Maçônica Estrella Rio-verdense, ex-deputado junto às assembléias Estadual (do Grande Oriente de Goiás) e Federal (do Grande Oriente do Brasil), recebeu o Título de Cidadão Rio-verdense no ano de 2000.

A solenidade contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, por meio de seu presidente Isaac Pires, com a exposição de livros, declamação de poesias, apresentação da Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros de Rio Verde e Dança de Catira.

Fizeram a composição da mesa diretora as seguintes autoridades e personalidades: Idelson Mendes (Presidente da Câmara), vereador Manoel Pereira (como 1º secretário), Flávio Pagotto (Secretário de Comunicação, representando o Prefeito Paulo do Vale), Deputado Estadual Karlos Cabral, Múcio Bonifácio Guimarães (Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil), João Batista Fagundes (Presidente da Academia Goiana Maçônica de Letras), Alaor Braz Vieira dos Reis (Presidente da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios), Isaac Pires Cabral, (Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde), Irani Inácio de Lima (Representante da Associação Goiana de Imprensa), Augusto Martins (Venerável Mestre da Loja Maçônica Estrella Rio-verdense), Professora Zilda Pires (Presidente da INBRASCI) e Laudelino Nogueira Guimarães Junior (Diretor de Turismo).

Em discurso, o homenageado da noite, Filadelfo Borges de Lima, agradeceu ao vereador José Henrique pela propositura da Lei que o homenageia, também agradeceu aos demais vereadores por aprovarem por unanimidade e ao prefeito por sancioná-la, lembrou sua trajetória de vida iniciando na política estudantil de Jataí, citou suas obras literárias e disse “Segundo Aristóteles, o mais importante que a homenagem, é merecê-la. A 40 janeiros desenvolvo a favor da cultura e da memória deste município”.

Encerrando os discursos, o vereador José Henrique, disse que o Filadelfo não está sendo reconhecido apenas pela Casa de Leis e sim por toda Rio Verde, ele confessou que num misto de gratidão e ousadia, subiu à tribuna para falar sobre Filadelfo Borges, pois o considera um ilustre amigo, companheiro e irmão, que sempre pautou sua vida pela ética e pelo zelo em todas as funções que lhe foram confiadas. Ele empresta seu nome a Comenda destinada à literatura e cultura rio-verdense. Seu nome ficará na história pelos serviços prestados à nossa sociedade.

A partir de hoje, 27 de setembro de 2019, está lançada oficialmente a Comenda “Filadelfo Borges de Lima”


 



Voltar





Central de Atendimento
Av. José Walter, Qd. 24, Residencial Interlagos. Caixa Postal: 310 CEP 75908-740.
PABX: (64) 3611-5900
atendimeto@camararioverde.com.br
Horário de Atendimento
De segunda à sexta-feira
Das 08:00 às 17:00 horas
Em semana de Sessões
das 19:00 às 22:00 horas
Redes Sociais
Acesso ao WebMail
Todos Direitos Reservados a Câmara Municipal de Rio Verde