29-08-2019

VEREADORES APROVAM 16 LEIS, 8 DECRETOS LEGISLATIVOS E 153 REQUERIMENTOS NAS SESSÕES DE AGOSTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE

As sessões ordinárias e extraordinárias do mês de agosto tiveram início no dia 19 e terminaram na última quinta-feira, 29.

Na 1ª sessão ordinária, o Presidente da Câmara, vereador Idelson Mendes, abriu espaço ao Presidente da Guarda Civil Municipal de Rio Verde, Ten. Cel. Luiz Carlos, para que o mesmo fizesse a apresentação oficial da recém criada GCM, bem como sua missão e atribuições.

De acordo com o Ten. Cel. Luiz Carlos, a GCM teve o total apoio do Prefeito, Dr. Paulo do Vale em sua criação, não poupando esforços para equipá-la do que há de melhor em termos de armas e tecnologia. Enalteceu que nossa guarda está sendo referência no Brasil, pois o município de Rio Verde está sendo procurado por vários outros municípios que estão querendo criar suas próprias guardas. Ao final, o Presidente da GCM pediu apoio e atenção especial à guarda.

Já na 2ª sessão ordinária, o que mais atraiu a atenção do público e dos vereadores foi a apreciação e votação dos Balanços Gerais dos Exercícios de 2016 e 2017 da Prefeitura Municipal de Rio Verde, de acordo com o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios. No Balanço do Exercício de 2016, quando ainda da administração do ex-prefeito Dr. Juraci Martins, o Tribunal emitiu parecer favorável à aprovação, de acordo com o Acórdão Nº 0610/2019 do Tribunal Pleno. No Balanço do Exercício de 2017, já do atual prefeito Dr. Paulo do Vale, o Tribunal também emitiu parecer favorável à aprovação, de acordo com o Acórdão Nº 9648/2018 do Tribunal Pleno. Após praticamente todos os vereadores usarem a palavra, os Balanços foram aprovados por unanimidade.

Na sessão de quarta-feira, 23, os vereadores Luiz Encanador, Marlos Marques, Idelson Mendes, Cabo Moraes, Lucia Batista e Zé Henrique, usaram a tribuna em “Assuntos Parlamentares”.
O vereador Luiz Encanador parabenizou a iniciativa do Deputado Estadual Karlos Cabral em trazer para o Plenário da Câmara uma Audiência Pública onde foi discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de Goiás.

Um dos assuntos abordados pelo vereador Marlos Marques, foi o projeto, de sua autoria, Nº 104/2019, que estabelece o agendamento telefônico de consultas médicas para pacientes idosos e/ou portadores de necessidades especiais, previamente cadastrados nas Unidades de Saúde do Município. O Projeto está tramitando na Casa e deverá voltar em pauta nas sessões de setembro.

O Presidente da Câmara, vereador Idelson Mendes, também subiu à tribuna, onde parabenizou o município e os cidadãos que aqui construíram e constroem uma cidade com uma qualidade de vida acima da média nacional. Idelson lembrou que a 56 anos faz parte desta história, e que neste período de vida, presenciou muitas mudanças e avanços de Rio Verde.

Já, o vereador Cabo Moraes, comentou sobre o anúncio do Governador Ronaldo Caiado, onde o mesmo anunciou assinatura de acordo com a Enel. Moraes, em tom de crítica, perguntou qual seria a mágica que o governador irá fazer para resolver de um dia pro outro um problema que se arrasta a anos. “O povo goiano está cansado. Nós que moramos aqui sabemos da dificuldade. Os produtores rurais e empresários sabem o que já perderam e o que ainda vão perder com a falta de energia elétrica”, criticou o vereador, não acreditando na promessa do governador.

A vereadora Lucia Batista usou a palavra focando a gestão da educação no município. Ela comentou os números do orçamento da educação em 2019, que era cerca de 117 milhões, e o projetado para 2020 também é de 117 milhões. De acordo com ela, se já está difícil agora, a tendência é piorar em 2020, sendo que o orçamento é praticamente igual.

O último a subir à tribuna foi o vereador Zé Henrique, onde enalteceu o trabalho do Prefeito Municipal, Dr. Paulo do Vale e seu secretariado, onde todos estão engajados em fazer uma administração de excelência, pensando no povo e trazendo melhorias para a cidade. O vereador trouxe relatórios, dados e números das ações de cada secretaria do município.

Ao final das sessões, foram aprovados pelos vereadores, 16 Leis, 8 Decretos Legislativos e 153 Requerimentos.