DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
05-06-2019

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente acontecem pela cidade.

No início da manhã de hoje, 05, o vereador Zé Henrique de Freitas participou da instalação de mais PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de materiais recicláveis, desta vez na Universidade de Rio Verde, e contou com a presença do Presidente da Coop-Recicla, Divino Teles Guimarães, Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Vice-Reitor Prof. Me Leonardo Veloso, além de servidores e acadêmicos da UniRV. A instalação dos PEVs foi um gesto simbólico, representando todos os PEVs já em funcionamento em Rio Verde.

Logo após, no Espelho D água, tiveram início várias atividades, bem como apresentação musical com materiais recicláveis, apresentação da Orquestra de Violeiros, caminhada ecológica, limpeza do local, doação de mudas de árvores, entre outras.

A solenidade no Espelho D´água contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Paulo do Vale, sua esposa, a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Lillian Martins Do Vale, Secretário de Saúde, Eduardo Ribeiro, Secretário de Cultura, Isaac Pires, Chefe de Gabinete do Prefeito, Dannillo Pereira, entre outros. Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes a vereadora Marussa Boldrin e o vereador Zé Henrique.

Em discurso, a vereadora Marussa ressaltou que temos que ser exemplo e praticarmos a coleta seletiva nas nossas próprias residências. Destacou a importância da preservação do Meio Ambiente e parabenizou os idealizadores da Cooperativa de Reciclagem de Rio Verde, na pessoa do seu Presidente Divino Teles Guimarães.

O vereador Zé Henrique, um dos idealizadores da Coop-Recicla, destacou o apoio incondicional do Prefeito Paulo do Vale, desde o seu primeiro dia de gestão, que não mediu esforços em ajudar a cooperativa. “Hoje somos uma realidade, graças ao Divino que nunca baixou a cabeça e sempre correu atrás dos seus sonhos. Ele encontrou um prefeito que acreditou no potencial da cooperativa e o resultado está aí. Hoje reciclamos cerca de 75 toneladas por mês de lixo”, finalizou Zé Henrique.

O Prefeito de Rio Verde Dr. Paulo do Vale apresentou o lançamento da Usina de Reciclagem Pública de Restos de Construção, onde serão produzidos materiais que serão usados para fazer manilhas, blocos, pavers para pisos das praças, etc. A usina também contará com a ajuda dos detentos da CPP e do CIS, que trabalharão para ter suas penas reduzidas.

As atividades no Espelho D água continuam durante todo o dia.