Vereadores participam de reunião do Polo EMBRAPII Rio Verde, que financiará projetos de pesquisa
03-04-2018

7 Milhões. Esse o montante disponibilizado pela EMBRAPII para investimento imediato em projetos de desenvolvimento de tecnologias agroindustriais em Rio Verde. Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 03 de abril, na sede da ACIRV.

Presentes ao evento, os vereadores Sargento Ubiratan e Marussa Boldrin; o presidente do CODERV, Ênio Fernandes, vice-presidente Fernando Carvalho, Secretário Luiz Egidio e o tesoureiro Januário Lima; presidentes da ACIRV, Ivo Júnior e da CDL, Mário Furacão; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Rio Verde, Denimárcio Borges;  empresários e população em geral.

Diretor do Polo Embrapii GO, que está sediado no IF Goiano - RV, o pesquisador Alaerson Maia Geraldine explicou que os projetos serão desenvolvidos a partir de demandas do setor agroindustrial e serão financiados por recursos de empresas interessadas, pela Embrapii e pelo IF Goiano.

“O desenvolvimento de tecnologias agroindustriais é hoje um dos maiores desafios para a agricultura brasileira. Daí a importância desse polo, pois o Brasil será o principal responsável por atender a demanda crescente por alimentos no mundo e deve fazer isso de modo sustentável, ou seja, reduzindo custos e desperdícios e aumentando a produtividade”, explicou o pesquisador.

Em sua fala, Alaerson também destacou que o polo Embrapii do IF Goiano já conta com recursos de 7 milhões em conta para aplicação imediata em pesquisas. “O primeiro passo é determinar qual é a demanda da empresa, a partir daí entramos com a pesquisa para ajudar essa empresa a desenvolver seu projeto”. Ainda conforme Alaerson, a parte financeira para bancar o projeto é dividida em três partes: Empresa interessada, Embrapii e pelo IF Goiano, que entra com a estrutura física, como laboratórios, horas de trabalho dos pesquisadores, bolsas para alunos, entre outros.

Presente a reunião, o vereador Sargento Ubiratan elogiou a iniciativa. “Com certeza, esse é um projeto que vai alavancar ainda mais o desenvolvimento de nosso município, uma vez que dará o suporte tecnológico para que nossas empresas possam se modernizar ainda mais, consolidando o agronegócio local como um dos mais fortes do mundo”.

Palavras endossadas pela também vereadora, Marussa Boldrin, que ressaltou o total apoio da Câmara Municipal para que a iniciativa obtenha o sucesso almejado. “Como representantes da sociedade, temos o dever de apoiar iniciativas que venham a fortalecer nossas empresas e oferecer mais oportunidades de emprego e renda para nossa população”, disse ela.

Sobre a EMBRAPII
– A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, em recursos não-reembolsáveis, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.