Câmara Municipal de Rio Verde: Nota de Repúdio ao assassinato da vereadora Marielle Franco(RJ)
16-03-2018

Nota de Repúdio

A Câmara de Rio Verde, em nome de seus vereadores e funcionários, e consternada com o ocorrido no Rio de Janeiro, quando a vereadora Marielle Franco (PSOL) e Anderson Pedro Gomes, motorista que a acompanhava foram assassinados a tiros dentro de um carro na noite da última quarta-feira, 14 de março, vem a público manifestar seu pesar e se colocar ao lado de seus familiares e amigos nesse momento de dor e indignação.

O caso ocorreu em meio à intervenção federal no Estado fluminense, o qual Marielle Franco era contra. Mãe, negra, ativista feminista, LGBT e dos direitos humanos, ela foi a quinta vereadora mais votada no Rio em 2016.

A Câmara de Rio Verde lamenta esse ato de extrema covardia contra a vereadora Marielle Franco e, assim como toda nação brasileira, exige a apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo.

QUEM ERA MARIELLE FRANCO

Mulher, negra, mãe, feminista, socióloga, "cria da favela", como ela mesmo gostava de falar. Nascida no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 27 de julho de 1979, Marielle Francisco da Silva, a Marielle Franco, era referência na luta pelos direitos humanos. A mais recente conquista na área foi o mandato de vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, eleita pelo PSOL.

Com bolsa integral, após ser aluna do Pré-Vestibular Comunitário da Maré, Marielle Franco se graduou em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Durante os estudos na PUC, ela não se envolveu com movimentos estudantis, por conta da pouca disponibilidade de tempo, dividido entre estudos e trabalhos para sustentar a filha Luyara, nascida quando Marielle tinha 19 anos. Hoje, a jovem tem 18 anos.

Com o diploma de socióloga, ela, que já tinha trabalhado como educadora infantil na Creche Albano Rosa, na Maré, se tornou professora e pesquisadora respeitada. Depois virou mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).