Câmara Municipal reforça apoio ao CODERV durante posse dos novos diretores
26-01-2018

A nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv) tomou posse nesta quinta-feira, 25 de janeiro, com a missão de formular e executar políticas econômicas, visando projetar o município para o futuro em questões de infraestrutura.

O órgão tem caráter consultivo e representativo e pode contribuir na área de mobilidade urbana ou segurança pública, dentre outros assuntos. Representando o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Lucivaldo Medeiros, o vereador Iran Cabral esteve presente na solenidade de posse.

“O Coderv é muito importante para auxiliar na construção de uma Rio Verde mais estruturada, mais planejada e com mais condições não só de antever, mas também de buscar soluções em conjunto para as necessidades do nosso município”, destacou Iran. Evento contou ainda com a presença dos vereadores Marussa Boldrin, Idelson Mendes e José Henrique.

Na oportunidade, o ex-presidente do Coderv, Luciano Paganini, disse que teve uma experiência gratificante ao trabalhar na diretoria do conselho, pois afirma que conseguiu organizar a sociedade civil para participar das pautas que acontecem no município. “Assim, demos os primeiros passos. Rio Verde é uma cidade promissora e grande polo regional”, ressalta.

Paganini relata que há um bom relacionamento entre Coderv e os vereadores e faz questão de ressaltar que os políticos entendem os objetivos do conselho. “Durante conversas, mostramos os propósitos estabelecidos no órgão e todos perceberam que o a intenção é unir forças. “É uma relação harmônica do Coderv com os políticos.”

Inclusive, Paganini lembra que em uma reunião promovida pelo Coderv, houve a presença de deputados, governador, vereadores e vários cidadãos. “Ou seja, todo mundo no mesmo local ouvindo demandas com o objetivo de juntar forças. “Nossas câmaras técnicas, por exemplo, aglutinam pessoas de visões diferentes, cuja finalidade é definir projetos”, observa.

Portanto, o ex-presidente do Coderv ressalta que existe um enfrentamento de ideias, mas com diálogo amistoso. “As conversas entre vários segmentos são uma maneira lógica, racional e inteligente de transformar o município.”

Em seguida, o presidente empossado, Ênio Fernandes, primeiramente comenta sobre a grande qualidade de profissionais que compõem o Coderv. “É só olhar o currículo e o talento das pessoas presentes aqui e que pertencem ao conselho para vermos isso”, diz. Em seu discurso, ressalta a importância da parceria com os políticos do Executivo e Legislativo para acesso às informações e troca de ideias.

Conforme destacou Fernandes, a missão do Coderv é privilegiar o emprego, a renda e o desenvolvimento. “Potencial não quer dizer sucesso. Para isso, é preciso que haja trabalho duro. Temos que abraçar o capital e a geração de renda sem enfrentar políticos”, ressalva.

Logo, reforça que é necessário ter harmonia na relação entre Coderv e políticos, pois entende que o embate é apenas no diálogo com ponto de vistas diferentes. “Posso dizer que nosso foco, além de gerar renda, é proteger o empresário e preocupar com o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, conclui.

Também estiveram presentes no evento, o deputado estadual Karlos Cabral; o deputado federal Heuler Cruvinel; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Ivo Marques; o presidente da OAB Subseção de Rio Verde, Eduardo Lôbo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável,  Denimárcio Borges de Oliveira, além de empresários e representantes de segmentos.