Em Sessão Solene, Câmara celebra centenário de César da Cunha Bastos
01-12-2017

A homenagem aconteceu nesta quinta-feira, 30 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Rio Verde. A solenidade contou com diversas autoridades e familiares de César Bastos, como seu filho Paulo Sabino Alves e neto Jean Pierre Tokatjian.

Abrindo a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucivaldo Medeiros, lembrou a importância que César da Cunha Bastos teve para a história de Rio Verde. “Nós não poderíamos imaginar Rio Verde sem ele. Como muito bem dito, César foi um paladino da educação. E hoje nós estamos aqui recordando e revivendo a vida deste homem”, disse o presidente.

César da Cunha Bastos foi um homem visionário que deixou seu legado em Rio Verde. Foi um dos maiores líderes do Estado de Goiás, que dentre tantos outros cargos, foi Secretário de Estado, deputado federal e idealizador da Universidade de Rio Verde (UniRV).

Segundo o escritor da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, Avelar Macedo, que foi um dos idealizadores do evento, disse que o motivo da homenagem foi lembrar aos jovens da luta de César. “Eu tenho conversado recentemente com universitários e pergunto a eles se sabem quem foi César Bastos. Quase todos me respondiam superficialmente”, relatou Avelar.

Ele ainda agradeceu ao Lucivaldo por entender a motivação e a necessidade de ser realizada a homenagem. “Lucivaldo, eu te cumprimento, porque o seu ponto de vista conferiu com o meu. Você entendeu essa mensagem importante que nós temos que passar para os outros”, disse o escritor.

Ao final da solenidade, Lucivaldo Medeiros entregou um quadro de recordação ao senhor Paulo Sabino, filho de consideração de César da Cunha Bastos, que se emocionou com a homenagem. “A minha presença aqui é somente de agradecimento. Agradeço ao presidente Lucivaldo e também aos outros vereadores que aprovaram essa moção alegre ao meu pai”, disse Paulo.

Momentos Marcantes

Um dos momentos que mais marcou a cerimônia foi o momento do Hino a Rio Verde interpretado pela cantora Joyce Rodrigues de Moura, que abrilhantou a cerimônia e emocionou a todos.

Outro momento de destaque foi a exibição de um vídeo raro e histórico: César Bastos discursando durante a inauguração da pedra fundamental do Teatro projetado por Oscar Niemeyer.