Elecir Casagrande quer acompanhamento médico adequado para as vítimas da Anemia Falciforme
14-11-2017

Preocupado em proporcionar melhores condições de tratamento para as vítimas da doença, o vereador Elecir Casagrande apresentou um projeto que institui a Semana Municipal da Conscientização da Hemoglobinopatia, do tipo “S”, mais conhecida como Anemia Falciforme.

Com a lei em vigor, a agenda acontecerá anualmente, de 17 a 23 de junho, e tem o objetivo de conscientizar a população para a doença que ainda tem cuidados precários no município. Serão realizadas palestras, seminários, conferências, congressos e audiências públicas para ouvir os pacientes.

Casagrande afirmou que é importante olhar pelos pacientes que estão esquecidos e sofrem por causa disso. “É uma obrigação nossa cuidar dessas pessoas que são vítimas caladas desse mal”, disse o vereador.

Para entender a gravidade, a Anemia Falciforme é uma doença passada dos pais para os filhos, que altera os glóbulos vermelhos do sangue, deixando estas células em forma de foice. Por causa disso, a membrana se rompe mais facilmente, causando anemia.

Os sintomas da doença pode se apresentar em crises de dor nos ossos e articulações; olhos e pele amarelados; úlcera próxima ao tornozelo e retenção do sangue no baço, que pode levar facilmente à morte.

Para o diagnóstico, o vereador deixa claro que o melhor é detectar na criança pelo teste do pezinho, realizado em bebês recém-nascidos, antes de receberem alta da maternidade.

O tratamento se inicia assim que a doença é diagnosticada, tendo o acompanhamento médico adequado num programa de atenção integral. O trabalho é realizado por uma equipe de profissionais da saúde treinados e especializados, que acompanham o paciente no tratamento.

Por isso, o objetivo do vereador, por meio de um requerimento a ser enviado à prefeitura, é a contratação de profissionais especializados para proporcionar o tratamento adequado às vítimas da Anemia Falciforme.