E se você fosse deficiente físico?
21-09-2016

E se você fosse deficiente físico? Você sabe que muitas vezes teria que lutar pelo simples direito de ir e vir? Foi pensando nisso que o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído em 1982.

O mais legal é que o dia 21 de setembro foi escolhido por uma simbologia interessante: a proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005 e lembrada todos os anos desde então em todos os estados, para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, como a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito e que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.

Câmara Municipal de Rio Verde
União, um compromisso social