Fator Previdenciário: Qual sua opinião?
17-06-2015

Sempre buscando informações de interesse da população, a Câmara Municipal traz notícias com transparência e responsabilidade, com assuntos importante para o cidadão rio-verdense. E as discussões do momento é sobre o fator previdenciário que gerou uma  a queda de braços no Congresso Nacional.

Depois de uma intensa reunião nesta segunda- feira, 15, entre sindicalistas, ministros e governo, foi discutido a fórmula 85/95, que significa que o trabalhador só terá o direito da aposentadoria com valor integral do benefício quando a soma da idade e do tempo de contribuição do trabalhador for 85 para mulheres e 95 para homens.

A medida previdenciária faz parte do pacote de ajuste fiscal da presidência da república, e um dos principais questionamentos em debate foram os impactos que essa fórmula poderá resultar na vida dos trabalhadores nos próximos 20 anos. Ainda não há uma decisão concreta do governo, se vai sancionar ou vetar a fórmula. E você é favor ou contra essa mudança?

Sobre o Fator Previdenciário

É o cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso. Criado com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício, baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado.

Câmara Municipal de Rio Verde
União: um compromisso social